A injeção eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico do motor de um automóvel movido a explosão. Sua utilização em larga escala se deve à necessidade da indústria automotiva em reduzir o índice de emissão de gases poluentes. Sistema que  permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura estequiométrica (mistura ar/combustível), isso se traduz em maior economia de combustível, já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e melhora a performance do motor.

O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e com base em dados gravados em sua memória, envia comandos para diversos atuadores espalhados em pontos estratégicos do motor. Esse procedimento é efetuado várias vezes por minuto com base nos movimentos do virabrequim.

PRESENCECAR

BASE DE CONHECIMENTO

E DICAS

- Proprietários de veículos com injeção eletrônica: evitem deixar o tanque com menos de 1/4 de combustível.

O que devo fazer se a luz de óleo acender?
Pare imediatamente. O motor pode estar com problema de lubrificação e pode fundir.

Como descobrir se a gasolina é ruim na prática?
O veículo apresentará: demora de funcionamento na fase fria, pré-ignição, mais conhecida como batida de pino, consumo excessivo e baixo desempenho.

Por que balança o volante em baixa velocidade?
Pode ser o pneu deformado ou a roda torta.

Qual o período para alinhamento e balanceamento?
É recomendado fazer a cada 10.000 Km.

          POSSÍVEIS CAUSAS

  • Placa Receptora
  • Módulo de Ignição
  • Proximidade do Módulo
  • Chip na Chave do Carro

 

          SOLUÇÃO

  • Revisar e corrigir placa de ignição
  • Testar Módulo de ignição e corrigir circuitos
  • Trocar chip da chave
  • Codificar novamente o sinal da chave e módulo de ignição

 

 

OBSERVAÇÃO
Alguns veículos apresentam esta falha em situações únicas. Muitas vezes será necessário vários dias de testes no carro para identificar a falha.

 

          POSSÍVEIS CAUSAS

  • Balanceamento e alinhamento das rodas
  • Amortecedor de direção
  • Folga nos pivôs de suspensão
  • Terminais com folgas
  • Desgaste na caixa de direção

 

          SOLUÇÃO

  • Balancear, alinhar ou ajustar caster
  • Examinar/trocar
  • Trocar
  • Ajustar ou trocar

 

 

OBSERVAÇÃO
Comportamento observado através de outro veiculo ou de ligeiro tremor na carroceria. Se o defeito persistir, o problema é a estrutura do veiculo.

 

          POSSÍVEIS CAUSAS

  • Pivôs de suspensão
  • Amortecedores
  • Terminais
  • Buchas

          SOLUÇÃO

  • Avaliar e trocar caso um deles apresente avarias. 

 

OBSERVAÇÃO
Se o problema persistir, verifique a lataria e, principalmente, as partes plásticas. Troque sempre aos pares.

 

          POSSÍVEIS CAUSAS

  • Caixa de direção
  • Terminais de direção e barras

          SOLUÇÃO

  • Ajustar
  • Examinar/trocar

OBSERVAÇÃO
Os terminais e pivôs têm vida útil limitada.

 

          POSSÍVEIS CAUSAS

  • Folgas nos pivôs de suspensão
  • Amortecedores
  • Buchas
  • Pastilhas ou lonas de freio vidradas ou com desgaste excessivo

          SOLUÇÃO

  • Trocar
  • Examinar/trocar
  • Trocar
  • Examinar/trocar

OBSERVAÇÃO
Procure ter certeza de que o ruído é mecanico.